A Polícia Civil do Distrito Federal identificou Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, como o responsável pelas explosões entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o estacionamento da Câmara dos Deputados. Conhecido como “Tiü França”, Francisco foi candidato a vereador em Rio do Sul, Santa Catarina, pelo Partido Liberal, em 2020.
O incidente incluiu pelo menos duas explosões, com intervalo de cerca de 18 segundos entre elas. A primeira detonação ocorreu no estacionamento do anexo 4 da Câmara dos Deputados, seguida por outra explosão em frente ao STF, pouco depois do término de uma sessão plenária.
Antes do ataque, Francisco publicou ameaças de bomba em suas redes sociais e registrou uma entrada no plenário do STF. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso. Ministros e servidores do STF foram evacuados e o esquadrão antibomba da Polícia Militar do Distrito Federal foi acionado para uma varredura nos prédios do STF.
A segurança na região continuará reforçada durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (14). Para mais detalhes, acesse a notícia completa no site da [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2226393/explosoes-no-stf-policia-identifica-autor-como-ex-candidato-do-pl-em-sc).