Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, enfrenta desafios jurídicos em 2024 após reviravoltas em sua vida. Apesar de ter recuperado a liberdade e visto o afastamento do juiz Marcelo Bretas, suas decisões recentes não mudaram significativamente sua situação legal. Com condenações anuladas e processos retomados, Cabral não conseguiu realizar seu desejo de concorrer a novas eleições.
Atualmente usando tornozeleira eletrônica, Cabral enfrenta um total de 33 processos criminais, a maioria deles relacionados à Operação Lava Jato. As penas que antes ultrapassavam 400 anos de prisão foram reduzidas para 274 anos devido a anulações e alterações na dosimetria das penas.
As acusações contra o ex-governador incluem cobrança de propina em contratos durante seu mandato, além de investigações sobre contas bancárias no exterior e lavagem de dinheiro. Após inicialmente negar os crimes e posteriormente confessá-los, inclusive fazendo um acordo de delação premiada que foi posteriormente anulado, Cabral voltou a negar as acusações ao sair da prisão.
A defesa de Cabral espera a condenação definitiva de Bretas no Conselho Nacional de Justiça para se livrar dos processos em andamento. Enquanto isso, alguns casos estão retornando à Justiça Federal do Rio de Janeiro, sendo redistribuídos para outros juízes.
Além das questões legais, Cabral mantém contatos políticos e atua como consultor. Nas redes sociais, ele compartilha vídeos na academia, dicas de leitura e séries, apoiado por uma especialista em marketing digital.