Anna Saicali, ex-diretora da Lojas Americanas, retornou ao Brasil e se apresentou à Polícia Federal em São Paulo nesta segunda-feira (1º) no âmbito das investigações sobre fraudes na empresa. Ela estava em Portugal desde 15 de junho e teve o mandado de prisão revogado, com a condição de se apresentar na chegada ao país, segundo decisão do juiz Marcio Muniz da Silva Carvalho.
Saicali é apontada como uma das principais responsáveis pelas manipulações contábeis na Americanas, sendo acusada de ter conhecimento das irregularidades na companhia. Ela ocupou cargos de destaque na B2W, empresa digital da varejista, e no conselho de administração. Na época em que as suspeitas de fraude surgiram, era CEO da AME, plataforma de inovação e fintech da Lojas Americanas.
Por outro lado, o ex-CEO Miguel Gutierrez, que também estava envolvido no escândalo, foi liberado pelas autoridades espanholas após ter sido detido em Madri. O caso veio à tona em 2023, resultando em um processo de recuperação judicial para a Lojas Americanas. A investigação apontou que as fraudes visavam atingir metas financeiras internas e manipular o valor das ações da empresa no mercado.
Vários ex-executivos, incluindo o ex-CEO, venderam ações da empresa após tomarem conhecimento das irregularidades e da mudança na diretoria. O montante total das vendas realizadas por ex-funcionários da empresa ultrapassou os R$ 250 milhões. Para mais detalhes, consulte a notícia original no portal Notícias ao Minuto.