Exportação de algodão do Brasil continua em destaque com início da nova safra
O Brasil, que se destacou como líder na exportação global de algodão na temporada 2023/24, está iniciando o escoamento da produção da nova safra, à medida que a colheita avança. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Alexandre Schenkel, a demanda para exportação está alta e o país está enviando a nova safra para o exterior, impulsionado também pelos estoques do ciclo anterior.
Apesar de um começo mais lento devido a questões climáticas, a colheita está se acelerando e o Brasil já exportou 12,3 milhões de fardos na temporada anterior. Os preços do algodão em Nova York estão em mínimas de cerca de quatro anos, refletindo a expectativa de uma grande safra nos Estados Unidos, que poderia retomar a liderança na exportação em 2024/25.
Schenkel enfatizou que não se trata de uma competição com os EUA, mas sim da colheita dos frutos dos investimentos e da competitividade da pluma brasileira. Ele espera ao menos a manutenção da área plantada na próxima safra e destaca a importância de uma valorização do preço para sustentar o mercado e incentivar os produtores a manterem ou ampliarem a área de produção.
Especialistas apontam que o setor brasileiro do algodão está fortalecendo sua liderança a longo prazo. A previsão é que a safra do próximo ano mantenha a área plantada, podendo até mesmo expandi-la dependendo dos preços das commodities.
Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/algodao/382249-exportacao-de-algodao-do-brasil-passa-a-contar-com-produto-da-nova-safra-diz-abrapa.html)