Celinho, que é mais conhecido como Célio Fernandes, recebeu o diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença degenerativa sem cura. Sua família está mobilizada em realizar diversas iniciativas, como rifas e vaquinhas, para arrecadar fundos e melhorar a qualidade de vida de Celinho.
O ex-dono de um bar em Franca começou a notar os primeiros sintomas da doença em 2019, quando recebeu o diagnóstico. Desde então, a ELA vem progredindo, impactando sua respiração e causando a atrofia de seus membros. Mesmo com o apoio dedicado de sua esposa e filha, Celinho precisou ser transferido para um hospital da região, onde recebe tratamento paliativo.
Atualmente, Celinho encontra-se em estado vegetativo, necessitando de um respirador mecânico e cuidados permanentes. Sua esposa teve que abandonar o emprego para cuidar dele, e a família enfrenta altos custos mensais para manter os profissionais necessários para seu cuidado.
A família tem contado com a solidariedade da comunidade para auxiliar nos custos, e aqueles que desejarem contribuir podem entrar em contato com a filha, Bruna Fernandes, pelo telefone (16) 99128-1037.
Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2878991/franca-e-regiao/2025/01/familia-faz-acoes-para-tratamento-de-celinho-portador-de-ela)