Seis pessoas foram diagnosticadas com triquinelose, uma doença parasitária zoonótica, após consumirem espetinhos de carne de urso preto em Dakota do Sul, nos Estados Unidos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) reportou o incidente.
Segundo um relatório recente citado pelo The Guardian, um paciente de 29 anos foi hospitalizado com suspeita de triquinelose em julho de 2022, após ingerir a carne contaminada. Os sintomas apresentados incluíam febre, intensas dores musculares, inchaço nos olhos, eosinofilia e elevação dos níveis de eosinófilos, um tipo de glóbulo branco.
A investigação revelou que outros cinco casos de triquinelose foram diagnosticados, sendo que dois pacientes contraíram a doença mesmo consumindo apenas os legumes preparados junto com a carne. A triquinelose é causada pelas larvas da triquina, um tipo de verme presente em animais carnívoros como urso, javali e morsa.
Os testes moleculares indicaram que as larvas presentes na carne de urso foram congeladas por mais de 15 semanas e eram triquinas resistentes ao congelamento. O CDC enfatizou a importância de cozinhar adequadamente a carne para matar os parasitas da triquina.
As seis pessoas infectadas se recuperaram após receberem tratamento médico, com três delas precisando ser hospitalizadas. O CDC alertou que a triquinelose é raramente relatada nos Estados Unidos, sendo a maioria dos casos associada ao consumo de carne de caça selvagem, como no caso do urso preto.
Para mais informações, acesse a notícia completa no [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2155312/familia-tem-infeccao-parasitaria-nos-eua-apos-comer-carne-de-urso).