Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomiaFazenda eleva projeção de crescimento do PIB em 2024 para 3,2%

Fazenda eleva projeção de crescimento do PIB em 2024 para 3,2%

Ministério da Economia revisa projeções de crescimento do PIB para os próximos anos

O Ministério da Economia revisou suas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para os próximos anos, de acordo com a Secretaria de Política Econômica (SPE). A estimativa para o ano de 2024 foi aumentada de 2,5% para 3,2%, enquanto para 2025 houve uma ligeira redução de 2,6% para 2,5%, atribuída às expectativas de aumento da taxa de juros pelo Banco Central.

No setor agropecuário, a projeção de crescimento para 2024 foi ajustada para 1,9%, refletindo revisões positivas nas expectativas de colheita de milho, algodão e cana de açúcar, além dos abates. Já o crescimento do setor industrial foi revisado de 2,6% para 3,4%, impulsionado pela indústria de transformação e construção.

Quanto aos serviços, a projeção de crescimento foi elevada de 2,8% para 3,3%, devido ao desempenho positivo no segundo trimestre, com a expectativa de que o setor continue em expansão, impulsionado pelo mercado de trabalho aquecido e condições de crédito favoráveis.

No curto prazo, a SPE projeta uma desaceleração no ritmo de crescimento do PIB brasileiro, com uma alta de 0,6% no terceiro trimestre. Entretanto, na comparação anual, espera-se um fortalecimento do crescimento, alcançando 3,8% na próxima divulgação.

Apesar da redução na projeção para 2025, a Fazenda destaca que o crescimento inclusivo e sustentado pelo investimento e indústria em 2024 deve contribuir positivamente para o ano seguinte. Além disso, os setores agropecuário e externo também devem ter impacto positivo, com melhores condições climáticas e aumento na produção agrícola.

Para os anos seguintes, a expectativa de crescimento do PIB permanece em torno de 2,5%, podendo surpreender positivamente devido aos efeitos da reforma tributária e do aumento na produção e exportação de petróleo e energias renováveis.

As projeções da Fazenda para 2026, 2027 e 2028 permanecem em 2,6%, 2,6% e 2,5%, respectivamente. No relatório Focus, os analistas consultados pelo Banco Central também apresentaram suas estimativas para o crescimento do PIB, com uma alta de 2,68% para 2024 e 1,90% para 2025.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias