Fios caídos causam transtornos em cruzamento de Franca
Na região de Franca, motoristas que passaram pelo cruzamento das ruas Capitão Anselmo e Professor Laerte Barbosa Cintra, no bairro São José, próximo à Rodoviária, enfrentaram dificuldades devido a fios caídos. Os condutores que seguiam no sentido bairro-centro tiveram que invadir a contramão para contornar a área afetada. A CPFL foi acionada e está trabalhando para resolver o problema.
Segundo relatos de taxistas, a situação persiste há pelo menos um dia. Motociclistas, desatentos aos fios, quase se envolveram em acidentes, mas conseguiram evitar devido à baixa velocidade ao passar pelo local. A CPFL informou que os cabos caídos pertencem a operadoras de telecomunicações, e não à rede elétrica.
A companhia enviou uma equipe para fazer correções emergenciais e notificou as empresas responsáveis pelos cabos para que tomem providências necessárias. A identidade das operadoras não foi divulgada.
De acordo com as normas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a CPFL é obrigada a ceder espaço nos postes para operadoras de telecomunicações, mas a manutenção dos cabos é responsabilidade exclusiva das empresas ocupantes, que devem garantir o cumprimento dos padrões técnicos e de segurança estabelecidos.
A CPFL Paulista recomenda à população que, em casos de cabos rompidos ou caídos, acione o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010. A empresa destaca que seus cabos de energia são instalados conforme a norma NBR 15214/2005, sempre acima dos cabos de telecomunicações e de forma organizada, sem pendências ou enrolamentos nos postes.
(Fonte: GCN)