A agência de classificação de risco Fitch Ratings divulgou em seu relatório trimestral de perspectivas globais nesta terça-feira, 10, que houve uma revisão para cima na projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global para 2024, atingindo 2,7%, o que representa um aumento de 0,10 ponto percentual em relação à previsão anterior feita em junho. Essa revisão positiva foi impulsionada por aumentos nas projeções de crescimento para os EUA, Reino Unido e mercados emergentes, excluindo a China.
No entanto, a Fitch alerta que o ritmo de crescimento econômico pode desacelerar em 2025 devido à redução dos estímulos fiscais e a uma provável queda no consumo das famílias. Para o próximo ano, a agência prevê um avanço de 2,5% no PIB, com uma desaceleração ainda maior esperada para 2026, chegando a 2,4%.
Além disso, o relatório destaca que o ciclo de afrouxamento monetário conduzido pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) deve ser reduzido, e aponta que esse movimento terá um impacto limitado no crescimento econômico.