Na quarta-feira (9), foram realizadas duas operações em Franca, a cerca de 80 quilômetros de Ribeirão Preto, com o objetivo de desarticular uma rede de lavagem de dinheiro ligada a facções criminosas. As operações, denominadas Privilege e Alcaçaria, resultaram no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão pela Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Sul (FICCO/RS) e pela Polícia Federal de Ribeirão Preto.
Na operação Privilege, foi identificado um esquema de lavagem de dinheiro operado a partir de São Paulo, onde foram encontrados mais de R$ 770 milhões em depósitos nos últimos cinco anos em todo o país. Na operação Alcaçaria, foi revelado que a organização criminosa realizou depósitos de pelo menos R$ 1,2 bilhão em contas de empresas de fachada com sócios “laranjas”, parte dos quais era convertida em criptoativos e enviada ao exterior para pagamento de fornecedores de drogas e armas.
Ambas as operações compartilham quatro investigados com mandados de prisão e locais de busca e apreensão. O foco dessas ações é desmantelar esquemas de lavagem de dinheiro utilizados por facções criminosas.