Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
InícioMundo"Fósseis de 'Hobbit' descobertos em ilha da Indonésia depois de 700 mil...

“Fósseis de ‘Hobbit’ descobertos em ilha da Indonésia depois de 700 mil anos revelam nova descoberta”

Novos fósseis de hominídeo “hobbit” são descobertos na ilha de Flores, na Indonésia

Uma equipe de pesquisadores encontrou novos fósseis de um hominídeo de um metro de altura, conhecido como “hobbit”, na ilha de Flores, Indonésia. Os novos achados incluem um osso da parte superior do braço e dois dentes, que se somam às outras raras amostras do Homo floresiensis. O estudo, publicado na revista Nature, oferece pistas sobre os ancestrais dessa espécie.

Os primeiros fósseis do H. floresiensis foram descobertos em 2003, com um indivíduo quase completo datado de cerca de 100 mil anos atrás na caverna de Liang Bua, também em Flores. Os fósseis mais recentes, encontrados no sítio de Mata Menge, são ainda mais antigos, com aproximadamente 700 mil anos.

A pesquisa revela que as novas evidências mostram um indivíduo adulto com seis centímetros a menos do que o encontrado em Liang Bua. Os cientistas sugerem que houve uma redução dramática no tamanho dos hominídeos nos primeiros 300 mil anos de sua presença na ilha.

Os pesquisadores acreditam que os H. floresiensis evoluíram a partir dos primeiros hominídeos que chegaram à ilha, com ferramentas datadas de um milhão de anos atrás. A diminuição de tamanho pode ser explicada pela “regra das ilhas”, que sugere que animais que colonizam ambientes com recursos limitados tendem a diminuir de tamanho para otimizar sua sobrevivência.

Os novos fósseis descobertos em Mata Menge, juntamente com os achados anteriores, confirmam o H. floresiensis como uma espécie distinta. Além disso, a pesquisa apoia a teoria de que esses hominídeos se originaram do Homo erectus, embora exista um debate em andamento sobre sua possível relação com o Homo habilis.

Essa descoberta dos fósseis oferece novas informações sobre a evolução e história dos “hobbits” de Flores, enriquecendo o entendimento da diversidade dos hominídeos pré-históricos.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias