A preocupação com acidentes envolvendo escorpiões tem aumentado em Franca e região. Em 2024, foram registrados 777 casos na cidade, um aumento de 24,3% em relação ao ano anterior, quando ocorreram 625 casos. Até o momento de 2025, já foram contabilizados 22 casos. O escorpião-amarelo, conhecido como Tityus serrulatus, é a espécie mais comum na região e costuma se abrigar em bueiros e caixas de esgoto. O veneno deste animal pode causar reações graves, sobretudo em crianças, idosos e pessoas imunodeprimidas.
É fundamental ressaltar que a única maneira de neutralizar os efeitos do veneno é por meio do soro administrado nos serviços de saúde. Métodos populares, como colocar o escorpião em álcool para extrair o veneno, não são eficazes e podem retardar o tratamento adequado.
Além dos escorpiões, os acidentes com serpentes também representam uma preocupação. Em 2024, foram registrados 15 casos, sendo 2 em Franca e os demais na região. Até o momento de 2025, foram registrados 2 casos.
Especialistas recomendam medidas preventivas para evitar acidentes com escorpiões e serpentes, como o uso de botas de cano alto em locais com mato alto, o uso de luvas de couro para atividades rurais e jardinagem, evitar colocar as mãos em buracos na terra e manter ralos e bueiros limpos e protegidos com telas.
Fonte: GCN