O furacão Beryl, o primeiro da temporada atlântica de 2024, aumentou rapidamente sua intensidade e alcançou a categoria 4, sendo classificado como “extremamente perigoso” pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. O fenômeno representa uma grande ameaça para as Ilhas de Barlavento, situadas ao sudeste de Porto Rico e ao norte da Venezuela.
O Centro Nacional de Furacões alerta para a possibilidade de “ventos com risco de vida e tempestades” nas Ilhas de Barlavento, com ventos sustentados de 85 mph e rajadas ainda mais fortes. As previsões indicam que o furacão Beryl continuará se deslocando para o oeste, trazendo consigo chuvas intensas e o perigo de inundações.
Autoridades em Barbados, São Vicente e Granadinas, assim como em Granada, estão orientando os moradores a se prepararem para a chegada do furacão, emitindo alertas sobre a quantidade significativa de chuvas esperadas. Apesar da gravidade da situação, alguns residentes estão demonstrando calma, como é o caso do proprietário de um restaurante em Bequia.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2168843/furacao-beryl-se-intensifica-para-categoria-4-e-ameaca-o-caribe)