Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioMundoGanhadora do Nobel da Paz do Irã é temporariamente liberada da prisão...

Ganhadora do Nobel da Paz do Irã é temporariamente liberada da prisão por motivos de saúde, afirma advogado

A ativista de direitos humanos iraniana Narges Mohammadi, premiada com o Prêmio Nobel da Paz em 2023, foi temporariamente libertada da prisão no Irã por motivos de saúde após passar por uma cirurgia para remover um tumor e realizar um enxerto ósseo. Ela ficará fora da prisão por três semanas, de acordo com seu advogado.

Ao sair da prisão, Narges gritou “Mulher, Vida, Liberdade”, conforme relatado por seu filho Ali em uma entrevista coletiva em Paris. Ele destacou que sua mãe pretende continuar sua luta pelos direitos das mulheres, contra o regime iraniano e a pena de morte.

Apesar da libertação temporária, o Comitê de Apoio de Narges considera esta medida insuficiente devido aos problemas de saúde da ativista, que incluem patologias pulmonares e cardíacas. Diversas organizações, incluindo o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e o Comitê Nobel, pediram a libertação incondicional de Narges e garantia de tratamento médico adequado.

Narges Mohammadi, de 52 anos, é conhecida por seu ativismo e já foi presa várias vezes pelo governo iraniano. Atualmente, ela cumpre uma pena de dez anos e nove meses de reclusão. Apesar disso, continua sua luta pelos direitos humanos de dentro da prisão.

Como vice-chefe do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, Narges é uma defensora dos direitos das mulheres no Irã, seguindo os passos de sua conterrânea Shirin Ebadi, também ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias