Ministro Gilmar Mendes, do STF, afirma que o Tribunal estará preparado para lidar com o caso do golpe de Estado
Durante a última sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes manifestou surpresa e indignação diante das evidências de uma tentativa de golpe de Estado relatadas pela Polícia Federal (PF). Ele assegurou que, caso seja necessário, o STF saberá aplicar as medidas penais adequadas para condenar os responsáveis e absolver os inocentes nesse caso.
O relatório da PF, que implicou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, está sendo analisado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a qual deverá decidir se irá apresentar uma denúncia ao STF ou arquivar o caso. A expectativa é que a denúncia seja protocolada no início de 2025 pelo PGR Paulo Gonet.
Gilmar Mendes ressaltou a necessidade de respostas ágeis, justas e proporcionais para os envolvidos na tentativa de subverter a ordem constitucional, citando a decisão anterior do STF que rejeitou a ideia do “poder moderador” das Forças Armadas, considerando-a extremamente relevante no atual contexto histórico.
As declarações do ministro Gilmar Mendes foram feitas em relação ao caso do golpe de Estado em que Jair Bolsonaro foi implicado, o qual ainda aguarda desdobramentos por parte da PGR e do STF.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2240840/sempre-que-provocado-stf-sabera-dar-resposta-penal-que-caso-do-golpe-exige-diz-gilmar)