A Febraban emitiu um alerta sobre o aumento do uso do Pix por golpistas para cometer crimes virtuais, com destaque para o golpe do “Pix errado”. Neste golpe, os criminosos transferem dinheiro para a vítima, solicitam a devolução para outra conta e se aproveitam do Mecanismo Especial de Devolução (MED) para enganar a vítima e os bancos.
Em 2023, houve milhões de pedidos de devolução suspeitos via Pix, com apenas uma pequena parte sendo atendida. No primeiro semestre deste ano, a maioria dos pedidos de devolução foi rejeitada. Para evitar cair nesse golpe, a Febraban recomenda que os clientes devolvam o valor para a conta original da transferência ao receber um pedido de estorno de Pix, nunca realizando a devolução para uma terceira conta.
Além disso, é aconselhável ter cuidado com a exposição de dados pessoais, e-mails de promoções duvidosas e mensagens suspeitas em redes sociais e aplicativos de mensagens. Para devolver um Pix errado de forma segura, o cliente deve acessar a área Pix do banco, selecionar a opção de devolução e garantir que o dinheiro retorne para a conta original, nunca para uma chave Pix nova.
Para mais informações, acesse a fonte Notícias ao Minuto: Notícias ao Minuto