O Tesouro Nacional divulgou que o governo central teve um superávit primário de 11,082 bilhões de reais em abril, valor inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior, que foi de 15,640 bilhões de reais. Esse resultado ficou abaixo da expectativa dos analistas, que previam um superávit de 13,35 bilhões de reais.
O superávit foi alcançado com um aumento de 12,4% nas despesas totais, que atingiram 180,197 bilhões de reais, e um crescimento real de 8,4% na receita líquida, que chegou a 191,279 bilhões de reais. Esse foi o menor saldo para o mês de abril desde 2020, quando o país enfrentava os impactos da pandemia de Covid-19.
Esses números positivos apoiam as ações do governo na busca por melhorar a situação fiscal do país. A meta para o resultado primário deste ano permanece em déficit zero, mas as projeções para os próximos anos foram revisadas devido aos desafios em avançar com as medidas fiscais no Congresso.
A arrecadação de tributos aumentou 10,6% em abril, com destaque para Pis/Cofins, e as receitas previdenciárias também registraram crescimento. Por outro lado, as despesas foram impactadas principalmente pelo aumento dos benefícios previdenciários.
Os dados completos estão disponíveis no site da Notícias Agrícolas.