Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioEconomiaGoverno decide abolir horário de verão em 2024, impactando no fuso horário...

Governo decide abolir horário de verão em 2024, impactando no fuso horário brasileiro

Governo decide não implantar horário de verão em 2024, contrariando recomendação do ONS

Brasília, DF – Mesmo com a recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para adotar o horário de verão devido à estiagem no país, o governo anunciou nesta quarta-feira (16) que não seguirá a sugestão em 2024.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que inicialmente era contra a ideia, justificou a decisão afirmando que as medidas adotadas ao longo do ano resultaram em níveis satisfatórios nos reservatórios, dispensando a necessidade de implementar o horário diferenciado neste verão. Ele também mencionou que a possibilidade de adotar o horário de verão no próximo ano será avaliada posteriormente.

O relatório do ONS apontava que a adoção do horário de verão poderia contribuir para a eficiência do Sistema Interligado Nacional, reduzindo a demanda máxima em até 2,9% e gerando uma economia de aproximadamente R$ 400 milhões em custos de operação.

A decisão gera opiniões divergentes entre os setores econômicos, com alguns, como comércio, turismo e lazer, vendo benefícios na medida, enquanto outros, como o setor de aviação, enfrentariam desafios para se adaptar. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por exemplo, manifestou apoio à decisão de não adotar o horário de verão neste ano.

A história do horário de verão no Brasil remonta a 1931 e passou por várias mudanças ao longo dos anos, sendo oficializado em 1988. Em 2019, o horário de verão foi abolido por decreto do então presidente Jair Bolsonaro, devido a alterações no padrão de consumo de energia no país.

Fonte: Notícias ao Minuto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias