28/03/2025 14:05 – GOVERNO
Governo Federal visita Ribeirão Preto para analisar novos projetos viários que transformarão a cidade
O principal foco da visita foi a análise do novo sistema viário, composto pela Via Oeste e Via Leste, e a revitalização da histórica Estação Barracão
Foto: Guilherme Sircili
Ribeirão Preto recebeu, nesta semana, representantes do Ministério dos Transportes e da Secretaria do Patrimônio da União, para uma vistoria em pontos estratégicos da cidade e discussão sobre novos projetos. O principal foco da visita foi a análise do novo sistema viário, composto pela Via Oeste e Via Leste, e a revitalização da histórica Estação Barracão.
Construída em 1900 para receber imigrantes que chegavam pela Estrada de Ferro da Mogiana, a Estação Barracão é um dos patrimônios da malha ferroviária local. A proposta em estudo busca preservar sua memória histórica e integrá-la aos projetos de mobilidade urbana.
“A visita a Ribeirão Preto demonstra nossa preocupação com a preservação histórica e o transporte ferroviário. Nosso objetivo é desenvolver projetos que resgatem e valorizem a memória da cidade, proporcionando melhorias significativas para a população”, destacou Denis Selymes, coordenador da Secretaria do Patrimônio da União (SPU-SP).
“A ideia é um trabalho conjunto entre a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário e Ribeirão Preto”, explica Sérgio Alcântara, assessor técnico da secretaria Nacional de Transportes Ferroviários, do Ministério dos Transportes.
Os projetos viários incluem a implantação na avenida Rio Pardo de um novo corredor de ônibus, que vai ligar a Via Norte até a avenida Dom Pedro I. Junto a isso, também está em estudo para construir uma nova avenida ao longo do córrego do Tanquinho, que será denominada Via Leste.
“Queremos oferecer uma nova mensagem para Ribeirão. Não apenas com as obras, que já estamos fazendo, como o novo Hospital das Clínicas e o Instituto Federal, mas também pela forma como pensamos e vivemos a cidade. Dar vida novamente à Estação Barracão é dizer que todas as pessoas que passaram por ali, há cinquenta, cem anos, sim, foram e são importantes. O bairro Ipiranga nasceu dali, há descendentes das famílias italianas que vieram em busca de um sonho. Somos, na verdade, a continuação dessa história. Precisamos criar um vínculo de afeto, de comunhão com quem dividimos a cidade e a vida”, completou o secretário de governo, João Augusto do Carmo.
História Malha Ferroviária
Desde 1883, com a chegada da Companhia Mogiana, Ribeirão Preto viveu um período de grande prosperidade econômica, sendo reconhecida como “A Capital do Café”. A extensa malha ferroviária foi essencial para o transporte do café, então chamado de “ouro verde”.
Atualmente, restam apenas quatro estações ferroviárias na cidade: Barracão, Silveira do Val, Evangelina e Joaquim Firmino, sendo a Barracão a única localizada na área urbana. Ribeirão Preto também conserva duas locomotivas remanescentes: a 420 da Mogiana e a U.S. Amália.
A Estação Barracão, localizada na junção das avenidas Dom Pedro I e Capitão Salomão, teve papel fundamental no desenvolvimento dos bairros Ipiranga e Campos Elíseos, originalmente chamados de Barracão de Cima e Barracão de Baixo. Oficialmente desativada em 2011, a estação ainda preserva sua relevância histórica e cultural para a cidade.