A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou o lançamento do programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio), que selecionará 12 mil estudantes da 3ª série do ensino médio para atuarem como monitores. O objetivo desse programa é auxiliar alunos com dificuldades em matemática e língua portuguesa na rede estadual de ensino.
Os monitores selecionados irão trabalhar na própria escola em que estudam, ajudando seus colegas nas disciplinas mencionadas. Eles receberão uma bolsa mensal que varia de R$ 296,16 a R$ 555,03, dependendo da carga horária escolhida de 8 ou 16 horas semanais, com duração de dez meses.
Para se inscrever, os interessados devem estar matriculados na 3ª série do ensino médio e ter frequência escolar superior a 85% no último ano letivo. As inscrições serão feitas de 10 a 25 de fevereiro na plataforma SED (Secretaria Escolar Digital). A seleção levará em consideração as notas do Saresp e o desempenho em entrevista com a banca examinadora da escola, com os resultados finais sendo divulgados até 7 de março e o início da monitoria em 10 de março.
O secretário de Educação, Renato Feder, destaca que o programa oferece aos estudantes a chance de adquirir experiência profissional antes de concluírem o ensino médio. Ele ressalta que os alunos da rede estadual de São Paulo agora têm duas opções para essa experiência: o BEEM em parceria com empresas, para alunos do ensino técnico, e o novo programa Aluno Monitor do BEEM para aqueles que escolheram os itinerários formativos de exatas e humanas.
Fonte: GCN