Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMundoGoverno tira embaixador de Israel sem nomear substituto

Governo tira embaixador de Israel sem nomear substituto

O ex-embaixador do Brasil em Israel foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como representante especial do país na Conferência do Desarmamento, em Genebra, Suíça. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (29).

O ex-embaixador ocupava o cargo em Tel Aviv até fevereiro deste ano, quando retornou ao Brasil após uma crise diplomática entre os dois países. Até o momento, não foi indicado um substituto para a função.

A crise diplomática ocorreu em fevereiro, quando Lula comparou a ofensiva de Israel em Gaza, em resposta aos ataques do Hamas, às ações de Adolf Hitler contra os judeus durante uma visita à Etiópia. Essa declaração gerou atritos diplomáticos, levando o chanceler israelense a convocar o embaixador brasileiro para explicar a situação.

Diante do acontecimento, o governo de Israel alterou o local de uma reunião de forma inesperada, o que foi interpretado pelo Itamaraty como uma tentativa de constranger o Brasil. Em resposta, o Brasil chamou de volta o embaixador e o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, afirmou que o embaixador não retornaria a Israel.

Para mais informações, acesse a notícia completa no Notícias ao Minuto.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias