Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioEconomiaGrandes empresas dos EUA pedem ação contra suposto dumping de aço brasileiro

Grandes empresas dos EUA pedem ação contra suposto dumping de aço brasileiro

Algumas das principais produtoras de aço dos Estados Unidos solicitaram a imposição de tarifas antidumping sobre as importações de aço laminado plano resistente à corrosão de dez países, incluindo o Brasil. A petição foi protocolada junto ao Departamento de Comércio e à Comissão de Comércio Internacional dos EUA. As empresas alegam que o aumento das importações prejudicou a produção, os preços e os lucros do setor siderúrgico nos EUA, afetando também a Austrália, Canadá e México.

Entre os países citados na petição estão a Steel Dynamics, Nucor, US Steel, Wheeling-Nippon Steel e o sindicato dos trabalhadores do setor. O processo pode levar mais de um ano para ser concluído e ainda precisa ser acatado pelos órgãos responsáveis.

Segundo a Steel Dynamics, as importações de aço resistente à corrosão dos dez países aumentaram significativamente nos últimos anos. A ação pode afetar os exportadores brasileiros, pois atingiria uma das principais categorias de aço exportadas pelo país. Os EUA são o principal destino das exportações de produtos planos de aço do Brasil.

O Departamento de Comércio dos EUA e a Comissão de Comércio Internacional têm prazos para avaliar a petição e o processo deve ser concluído até outubro de 2025. Em contrapartida, em janeiro, os EUA revogaram o direito antidumping aplicado desde 1992 às importações brasileiras de tubos de aço.

Até o momento, o Instituto Aço Brasil e o MDIC não se manifestaram sobre a petição das produtoras de aço dos EUA.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias