Domingo, Janeiro 19, 2025
InícioPoliticaGrupo conspirador liderado por general é preso em operação da PF, acusados...

Grupo conspirador liderado por general é preso em operação da PF, acusados de planos contra Lula e Alckmin

A Polícia Federal deteve um general reformado, ex-membro do governo Bolsonaro, e três outros indivíduos por suspeita de conspirarem para realizar um golpe de Estado visando impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e restringir a independência do Poder Judiciário. A operação denominada Contragolpe revelou um elaborado plano operacional chamado “Punhal Verde e Amarelo”, agendado para o dia 15 de dezembro de 2022, que envolvia o assassinato de Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e possivelmente de um ministro do Supremo Tribunal Federal.

Os indivíduos detidos foram Hélio Ferreira Lima, Mário Fernandes, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Wladimir Matos Soares. A operação também resultou em buscas em três locais e o cumprimento de 15 medidas cautelares diversas da prisão. As investigações abarcam possíveis crimes de subversão do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e associação criminosa, com a colaboração do Exército devido à presença de militares no grupo investigado.

A Polícia Federal constatou que o grupo, majoritariamente formado por militares com experiência em Forças Especiais, empregou conhecimentos militares avançados para planejar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. O planejamento envolvia o uso de recursos humanos e bélicos, técnicas militares avançadas e a criação de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para lidar com possíveis conflitos institucionais decorrentes das ações.

Para mais informações, acesse o artigo original da Notícias ao Minuto [aqui](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2228126/pf-prende-general-e-kids-pretos-que-teriam-planejado-golpe-e-assassinato-de-lula-e-alckmin).

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias