Representantes de 30 países, incluindo membros do G20, participaram da terceira reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, que teve o Brasil como presidente. O encontro, realizado em Brasília, teve como destaque a discussão sobre pesca e aquicultura, com o objetivo de encontrar soluções para um futuro sustentável e próspero para a agricultura. O Brasil buscou promover a distribuição equitativa de cotas de captura e oportunidades para o desenvolvimento da pesca.
Durante a reunião, os participantes contribuíram com sugestões para uma declaração ministerial que será debatida em setembro e apresentada na Cúpula de Líderes Mundiais em novembro, no Rio de Janeiro. O documento ressalta a importância da agricultura sustentável, inclusiva e baseada em evidências científicas, destacando também a relevância do comércio internacional, práticas agrícolas sustentáveis e o combate à pesca ilegal.
O Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 conta com representantes de diversos órgãos brasileiros e aborda temas como segurança alimentar, agricultura sustentável, inovação tecnológica e ações de combate à fome e à pobreza. O Brasil assumiu a Presidência temporária do G20 e pretende realizar mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais até novembro de 2024, culminando na Cúpula de Chefes de Governo e Estado no Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse a fonte Notícias Agrícolas.