Ministro da Fazenda avalia pronunciamento para explicar medidas de contenção de gastos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está avaliando a possibilidade de realizar um pronunciamento à nação para esclarecer o pacote de contenção de gastos que o governo planeja implementar. A mensagem, que poderá ser gravada ainda nesta terça-feira, tem como objetivo justificar a política econômica do governo e as medidas adotadas para controlar o aumento das despesas.
A ideia de realizar o pronunciamento foi sugerida por membros do Palácio do Planalto, e a previsão é de que seja transmitido à noite, após o anúncio oficial das medidas, provavelmente na quinta-feira.
O anúncio das medidas está agendado para ocorrer após encontros do ministro da Fazenda com líderes partidários da Câmara e do Senado, bem como com os presidentes das duas Casas. Essas reuniões devem ser realizadas até quinta-feira, quando o pacote será oficialmente divulgado.
Entre as principais medidas esperadas no pacote de cortes de gastos está a limitação do aumento real do salário mínimo, com o objetivo de alinhar a política de valorização do salário mínimo às diretrizes fiscais do governo. Além disso, outras ações, como o fortalecimento dos mecanismos de combate a fraudes nos benefícios sociais e a discussão do projeto de lei que visa restringir os altos salários no setor público, também devem ser incluídas no conjunto de medidas.
Fonte: Notícias ao Minuto