Sábado, Janeiro 18, 2025
InícioSaudeHospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 60% das internações de alta...

Hospitais filantrópicos são responsáveis por mais de 60% das internações de alta complexidade, aponta estudo

A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) divulgou dados recentes que mostram a relevância dos hospitais filantrópicos no cenário de saúde do Brasil em 2023. De acordo com os números, as internações de alta complexidade realizadas por essas instituições representaram 61,33% do total, enquanto a rede pública foi responsável por 27,94% e a rede privada por 10,73% das internações.

Em todo o país, existem 1.814 hospitais filantrópicos com 184.328 leitos, sendo a maioria destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esses hospitais são responsáveis por atender em 800 municípios, oferecendo emprego para mais de 1 milhão de pessoas.

Além disso, os hospitais filantrópicos se destacaram em diversos serviços de saúde em 2023, realizando a maioria dos atendimentos de oncologia, cirurgias de cardiologia e cirurgias eletivas de alta complexidade, bem como procedimentos de transplantes de órgãos, medula óssea e tecidos e células.

O presidente da CMB, Mirocles Véras, ressaltou a importância dessas instituições para o SUS e a necessidade de garantir sua sustentabilidade financeira, destacando a defasagem da tabela do SUS como um desafio. Para superar essa situação, os hospitais buscam complementar os recursos por meio de doações, emendas parlamentares e empréstimos bancários.

Véras mencionou a Lei nº 14.820/24, que prevê a revisão anual dos valores de remuneração dos serviços prestados ao SUS e aguarda regulamentação. Com uma remuneração mais adequada, os hospitais filantrópicos teriam condições de expandir o atendimento, investir em infraestrutura e pessoal, visando manter a qualidade dos serviços prestados.

A CMB está empenhada em fortalecer a qualificação da rede hospitalar, buscando parcerias e capacitação para os profissionais, com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais eficaz e eficiente à população.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias