Hugo Calderano é derrotado por francês e não conquista medalha no tênis de mesa em Paris-2024
No último domingo, Hugo Calderano encerrou sua participação no tênis de mesa individual nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 sem conquistar a medalha de bronze. O carioca, que ocupa a sexta posição no ranking mundial, foi vencido por 4 sets a 0 pelo francês Felix Lebrun, de 17 anos, com parciais de 11/6, 12/10, 11/7 e 11/6. Apesar de não obter uma colocação no pódio, Calderano registrou a melhor campanha da história do Brasil em uma Olimpíada.
A partida teve início com equilíbrio, porém Lebrun conseguiu abrir vantagem e aproveitar os erros de Hugo para vencer o primeiro set. No segundo set, Calderano teve a chance de virar o jogo, mas cometeu falhas que resultaram em outra derrota. O francês continuou dominando a partida, acelerando o ritmo e provocando erros do brasileiro, fechando os sets subsequentes.
Apesar da derrota, Calderano fez história ao chegar à semifinal e lutar pela medalha de bronze, consolidando seu nome na modalidade no Brasil. Sua participação em Paris foi a melhor campanha brasileira na história do tênis de mesa olímpico. Agora, o mesa-tenista se prepara para os jogos por equipes ao lado de Vitor Ishy e Guilherme Teodoro.
Caso tivesse conquistado a medalha de bronze, Calderano teria feito história a nível continental e mundial, sendo o primeiro medalhista das Américas na modalidade em uma edição da Olimpíada. O sonho de subir ao pódio foi adiado para os Jogos de Los Angeles-2028.