Davi Alcolumbre e Hugo Motta consolidam favoritismo para assumir presidência do Congresso
Os parlamentares Davi Alcolumbre e Hugo Motta estão cada vez mais fortalecidos como favoritos para assumir o comando do Congresso a partir de fevereiro. Alcolumbre, no Senado, e Motta, na Câmara, têm conquistado apoios significativos recentemente.
Hugo Motta, apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira, assegurou o suporte do PL e do PT, duas das maiores bancadas da Casa, o que praticamente descarta as chances de seus concorrentes Elmar Nascimento e Antonio Brito.
Davi Alcolumbre, por sua vez, é o candidato mais cotado para suceder Rodrigo Pacheco no Senado, embora enfrente resistência dentro de sua própria bancada. A eleição para a presidência da Câmara e do Senado acontecerá no início de fevereiro, e os vencedores terão um mandato de dois anos.
Ambos os candidatos têm se destacado pela habilidade na formação de alianças e acordos políticos, almejando não apenas a conquista do comando das Casas, mas também a distribuição de poder e a aprovação de projetos relevantes. A eleição é secreta, o que pode abrir espaço para possíveis traições entre os partidos que declararam apoio.