Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomia"Idosos são alvo de golpes bancários: Falso empréstimo, ajuda no caixa e...

“Idosos são alvo de golpes bancários: Falso empréstimo, ajuda no caixa e brindes são os mais comuns”

Um estudo da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) revela que os idosos estão sendo alvos cada vez mais frequentes de golpes que se aproveitam de técnicas de engenharia social e pressão psicológica. A falta de familiaridade com a tecnologia torna essa geração mais suscetível a fornecer informações sensíveis, o que facilita a ação dos criminosos.

Confira a seguir os dez golpes mais comuns direcionados aos idosos e dicas de prevenção recomendadas pela Febraban:

1. **Central Telefônica Falsa** – Desconfie de chamadas que solicitam dados sensíveis. Bancos não pedem senhas ou transferências por telefone. Em caso de dúvida, entre em contato com o banco pelos canais oficiais.

2. **Empréstimo Consignado Falso** – Empréstimos verdadeiros não requerem pagamentos antecipados. Esteja alerta a ofertas muito vantajosas.

3. **Assistência Suspeita em Caixas Eletrônicos** – Busque sempre ajuda de funcionários identificados do banco em caso de necessidade.

4. **Presente de Aniversário Falso** – Rejeite presentes inesperados e fique atento a cobranças em máquinas com danos visíveis.

5. **Compras Online Falsas** – Suspeite de preços muito baixos e prefira realizar compras em sites conhecidos e seguros.

6. **Clonagem de WhatsApp** – Ative a verificação em duas etapas e evite compartilhar códigos de segurança.

7. **Phishing** – Não clique em links suspeitos e mantenha seu antivírus atualizado.

8. **Falso Motoboy** – Bancos não enviam funcionários para recolher cartões pessoalmente. Não entregue seu cartão a estranhos e evite fornecer senhas por telefone.

9. **Troca de Cartão** – Sempre verifique se o cartão que você recebe de volta é realmente o seu e não o entregue a terceiros.

10. **Falso Sequestro** – Mantenha a calma, evite fornecer nomes e tente entrar em contato com a suposta vítima por outras vias.

É fundamental estar vigilante e instruir os idosos sobre essas práticas fraudulentas para prevenir possíveis golpes.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias