Domingo, Novembro 24, 2024
InícioAgronegócioImportações de soja pela China sobem 10,7% em junho, com compradores...

Importações de soja pela China sobem 10,7% em junho, com compradores…

Logotipo Reuters

Por Mei Mei Chu

PEQUIM (Reuters) – As importações de soja da China em junho aumentaram 10,7% em relação ao ano anterior, mostraram cálculo da Reuters com base em dados alfandegários nesta sexta-feira, com os compradores estocando grãos brasileiros mais baratos antes da temporada de exportação norte-americana no quarto trimestre.

O maior comprador de soja do mundo importou 11,11 milhões de toneladas em junho, em comparação com 10 milhões de toneladas no ano anterior.

A temporada de exportação de soja do Brasil está desacelerando com o fim da colheita. O excesso de chuvas e as fortes inundações prejudicaram a produção e os embarques em maio.

Os embarques no primeiro semestre do ano caíram 2,2% em relação ao ano anterior, para 48,48 milhões de toneladas, segundo dados da Administração Geral de Alfândega.

Espera-se que a China registre volumes recordes de importações de soja em julho, atraída pelos preços mais baixos e pela perspectiva de que Donald Trump possa reacender as tensões comerciais se for eleito presidente dos EUA em novembro.

As chegadas de julho devem chegar a 12 milhões-13 milhões de toneladas, em comparação com 9,73 milhões de toneladas embarcadas no mesmo mês do ano anterior, disseram traders e analistas.

“Definitivamente, há um pouco mais de preparação e compra antes de uma possível vitória de Trump em novembro”, disse Darin Friedrichs, cofundador da Sitonia Consulting, sediada em Xangai.

“O mercado está precificando o potencial para isso, mas também a incerteza em relação às ações comerciais que podem ser implementadas”, disse ele.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) fixou as importações de soja na campanha de 2024/25 em 103 milhões de toneladas, sem alterações em relação às estimativas do ano anterior.

(Reportagem de Mei Mei Chu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio



Fonte Notícias Agricolas

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias