Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioAgronegócioIPCA-15 de julho: Inflação sobe 0,30%, veja os dados mais recentes.

IPCA-15 de julho: Inflação sobe 0,30%, veja os dados mais recentes.

O IPCA-15 de julho registrou uma variação de 0,30%, ficando 0,09 ponto percentual abaixo do índice de junho. Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumulou uma alta de 4,45%, superando os 4,06% registrados no período anterior. Em julho de 2023, a taxa foi de -0,07%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete apresentaram alta em julho. Os destaques foram os grupos de Transportes, com variação de 1,12% e maior impacto positivo, seguido por Habitação, com 0,49%. Já o grupo Alimentação e Bebidas teve uma queda de 0,44%, após oito meses consecutivos de alta.

Na Alimentação e Bebidas, a alimentação no domicílio teve uma queda de 0,70%, com redução nos preços da cenoura, tomate, cebola e frutas, e altas no leite longa vida e café moído. Já a alimentação fora do domicílio teve uma desaceleração em relação ao mês anterior, devido a altas menos intensas no lanche e na refeição.

No grupo Habitação, a alta foi influenciada principalmente pela energia elétrica residencial, devido à bandeira tarifária amarela que entrou em vigor em julho. Em Transportes, as passagens aéreas subiram 19,21%, contribuindo significativamente para a variação do índice.

Em relação aos índices regionais, dez áreas tiveram alta em julho, com Brasília registrando a maior variação e Recife a menor. A coleta de preços para o cálculo do IPCA-15 foi realizada de 15 de junho a 15 de julho de 2024, abrangendo famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos em diversas regiões metropolitanas do Brasil.

Fonte: Notícias Agrícolas

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias