Israel oficializa a estatização de área na Cisjordânia ocupada, gerando preocupações
De acordo com informações da ONG Peace Now, Israel oficializou nesta quarta-feira (3) a estatização de uma área de mais de 12,7 km² na Cisjordânia ocupada. Este é o maior terreno contíguo a ser apreendido pelo Estado judeu na região em mais de três décadas, com o objetivo de facilitar a expansão dos assentamentos israelenses na área. Com essa medida, os palestinos são impedidos de se tornarem proprietários e a terra pode ser arrendada para israelenses.
Localizada no Vale do Jordão, a área em questão equivale a 1.814 campos de futebol e está ao nordeste de Ramallah, na Cisjordânia. Essa ação tem gerado preocupações sobre o agravamento das tensões na região, especialmente em meio à guerra em curso na Faixa de Gaza. A expansão dos assentamentos na Cisjordânia ocupada é vista pelos palestinos como um grande obstáculo para um acordo de paz duradouro, sendo amplamente considerados ilegais ou ilegítimos pela comunidade internacional.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2170038/israel-anuncia-avanco-massivo-sobre-territorio-da-cisjordania)