Israel bombardeia Damasco com intensidade após deposição de Bashar al-Assad
De acordo com informações da agência de notícias France-Presse (AFP), Damasco foi alvo de intensos bombardeios nesta terça-feira (10). O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) afirmou que Israel lançou cerca de 250 ataques contra a Síria desde a queda do presidente Bashar al-Assad no último domingo.
Os ataques israelenses miraram instalações militares estratégicas, como aeroportos, radares, depósitos de armas, centros de pesquisa militar e navios da Marinha síria, incluindo os do porto de Latakia, no noroeste do país. O OSDH indicou que a intensificação dos bombardeios tinha como objetivo evitar que essas instalações caíssem nas mãos de grupos rebeldes.
Relatos apontam que aviões de guerra israelenses atingiram alvos militares em áreas próximas a Damasco e em Mahaja, ao norte da província de Daraa, no sul da Síria. Segundo o OSDH, os bombardeios visam neutralizar o poder militar do governo deposto de Bashar al-Assad.
A saída de Assad da Síria e seu pedido de asilo à Rússia resultaram na ascensão de uma coalizão rebelde liderada pela Organização de Libertação do Levante (HTS), que assumiu o controle da capital síria em uma ofensiva rápida de 12 dias.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2236673/fortes-explosoes-sao-sentidas-em-damasco-apos-bombardeios-israelenses)