O secretário de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Maurício Lyrio, anunciou que as pendências do acordo entre Mercosul e União Europeia foram submetidas aos líderes dos dois blocos após uma rodada de negociações realizada em Brasília. Ele enfatizou a expectativa de concluir as negociações até o final do ano, conforme mencionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Lyrio fez o anúncio em uma entrevista coletiva para esclarecer a viagem do presidente para a Cúpula do Mercosul, prevista para os dias 5 e 6 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai.
Segundo o diplomata, a rodada de negociações de novembro avançou significativamente, e as questões pendentes foram apresentadas aos líderes. Ele ressaltou que, mesmo após a conclusão das negociações, será necessário um longo processo até a assinatura do acordo, que inclui a tradução para as 23 línguas oficiais da União Europeia.
Além disso, os líderes do Mercosul deverão discutir os termos de acordos comerciais com a Efta (Associação Europeia de Livre Comércio) e com os Emirados Árabes, com previsão para finalização no próximo ano.
A secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, também informou que o presidente Lula poderá realizar reuniões bilaterais com os presidentes da Bolívia, Luis Arce, e do Panamá, José Raul Mulino, durante sua visita ao Uruguai para a Cúpula do Mercosul.