Na fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana e Libertadores, as equipes brasileiras mostraram sua superioridade ao vencer todos os confrontos diretos com a Argentina. Dos 16 clubes que avançaram para as quartas de final, nove são do Brasil, representando um aumento em relação ao ano anterior, quando oito equipes brasileiras chegaram a esta fase das competições. A mídia argentina destacou a “supremacia brasileira” nessas competições.
Na Libertadores, o Atlético-MG eliminou o San Lorenzo com um placar agregado de 2 a 1. Enquanto na Sul-Americana, Athletico-PR, Fortaleza e Cruzeiro superaram Belgrano, Rosário Central e Boca Juniors, respectivamente. Esta é a primeira vez desde 2021 que o Brasil vence todos os confrontos diretos com equipes argentinas.
Desde 2019, com a implementação da final única na Libertadores pela Conmebol, equipes brasileiras foram campeãs todos os anos. O recente desempenho fez com que o Brasil diminuísse a vantagem da Argentina, que possui 25 títulos contra os 23 conquistados por equipes brasileiras.
No chaveamento das quartas de final em 2024, o Brasil terá três representantes nas semifinais tanto da Copa Libertadores quanto da Sul-Americana. Caso Athletico-PR, Cruzeiro e Flamengo avancem, será a primeira vez que seis clubes brasileiros estarão nas semifinais do continente.
Confira os confrontos das quartas de final da Libertadores e Sul-Americana:
Libertadores
– Atlético-MG x Fluminense
– River Plate x Colo-Colo
– Botafogo x São Paulo
– Peñarol x Flamengo
Sul-Americana
– Corinthians x Fortaleza
– Athletico-PR x Racing
– Libertad x Cruzeiro
– Lanús x Independiente Medellín
Fonte: Notícias ao Minuto