Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioPolitica"Jornalista é libertado e volta ao Brasil após obter liberação de passaporte"

“Jornalista é libertado e volta ao Brasil após obter liberação de passaporte”

O jornalista Ricardo Antunes, conhecido por seu blog popular em Pernambuco, conseguiu recuperar seu passaporte, que havia sido apreendido por ordem judicial. Ele solicitou a devolução do documento para retornar ao Brasil e comparecer presencialmente a uma audiência no processo em que é réu por publicar reportagens sobre o promotor de Justiça Flávio Roberto Falcão Pedrosa. Atualmente na França, Antunes pretende voltar ao Brasil na próxima segunda-feira.

O juiz da 11ª Vara Criminal do Recife, Paulo Victor Vasconcelos de Almeida, determinou que a Polícia Federal libere o passaporte de Antunes para viabilizar seu retorno imediato ao país. A audiência do processo está marcada para o dia 28 de agosto.

Antunes teve a prisão preventiva decretada, porém, como estava de férias na Europa, não chegou a ser preso. O mandado de prisão foi posteriormente revogado em segunda instância.

Além disso, o site e as redes sociais do jornalista estão fora do ar há dois meses por decisão judicial. O juiz que devolveu o passaporte também solicitou que o Ministério Público se pronuncie sobre a reativação do portal e dos perfis de Antunes.

O jornalista afirmou que está lutando para que a justiça libere seu site, permitindo que ele retome suas atividades profissionais, destacando os prejuízos financeiros e emocionais causados pela situação.

A juíza que decretou a prisão de Ricardo Antunes está sendo investigada por suspeita de abuso de autoridade, e caberá ao Ministério Público decidir se apresentará denúncia ao final da apuração.

Antunes é réu por difamação e injúria contra o promotor de Justiça Flávio Roberto Falcão Pedrosa. A ação penal teve origem a partir de reportagens sobre a compra de um terreno pelo promotor em Fernando de Noronha.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiu uma nota de repúdio à ordem de prisão, destacando que a decisão afeta a classe jornalística e incentiva a autocensura.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias