O jovem atleta Gabriel Tibúrcio, natural de Ribeirão Preto, teve uma performance excepcional no 27º Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo ao conquistar a medalha de ouro nos 100 metros rasos. O evento teve início em San Luís, na Argentina, e Gabriel assegurou a vitória logo no primeiro dia de competições. Além dele, Hakelly de Souza, também representando o Brasil, obteve o ouro na mesma prova.
Com apenas 17 anos e representando a AAARP-SP, Gabriel cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 10.90 (-2.3), superando Olano Sarria Yilmer, da Colômbia, que conquistou a prata (10.98), e Lazaro Santiago, do Uruguai, que ficou com o bronze (11.01).
Antes desse feito internacional, Gabriel já havia se destacado no Campeonato Brasileiro Sub-18, onde conquistou o ouro nos 200 metros e nos 100 metros, registrando tempos de 22.03 e 10.74, respectivamente. De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), o atleta começou sua jornada esportiva durante a pandemia, treinando em casa com pneus, cordas e até um botijão de gás. Seus treinamentos são realizados na Cava do Bosque e na USP de Ribeirão Preto, com orientação dos treinadores Alex Faustino e Sidney Avelino.
A mãe de Gabriel, Thaise Rodrigues Santos Souza Tibúrcio, ressaltou a importância do apoio familiar na trajetória do atleta. Para assistir ao vídeo da emocionante vitória de Gabriel Tibúrcio, acesse o link disponibilizado na fonte original da notícia.