Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEconomiaJuros recuam, mas rotativo do cartão sobe, atingindo 423,5% ao ano

Juros recuam, mas rotativo do cartão sobe, atingindo 423,5% ao ano

De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central, a taxa média de juros nas concessões de crédito para famílias apresentou uma leve redução durante o mês de abril. Entretanto, os juros referentes ao cartão de crédito rotativo continuaram em alta, atingindo 423,5% ao ano, o que representa um aumento de 2,2 pontos percentuais.

O crédito rotativo é uma modalidade na qual o consumidor paga um valor inferior ao total da fatura do cartão de crédito, resultando em um empréstimo com aplicação de juros sobre o valor não pago. Mesmo com a implementação da legislação que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, essa medida não impactou a taxa de juros estipulada no momento da concessão do crédito.

Por outro lado, os juros referentes ao cartão de crédito parcelado registraram uma queda, com uma redução de 8,7 pontos percentuais no último mês. No geral, a taxa média de juros nas concessões de crédito livre para famílias apresentou uma diminuição de 0,4 pontos percentuais em abril, alcançando 53% ao ano.

Adicionalmente, foi observada uma redução nos juros do cheque especial, que aumentaram 1,8 pontos percentuais no período, assim como nos juros do crédito consignado, aquisições de outros bens e arrendamento mercantil. As taxas de juros também registraram variações no crédito direcionado.

Diante do atual cenário macroeconômico, com a redução da taxa básica de juros (Selic) e as projeções de inflação acima da meta estabelecida, o Banco Central tem ajustado suas políticas. No mês de abril, as concessões de crédito apresentaram uma queda de 1,6%, com destaque para o aumento no crédito concedido às pessoas físicas e a diminuição para as empresas.

Os dados divulgados pelo Banco Central também abordaram o endividamento das famílias e outros indicadores econômicos, refletindo a situação financeira atual e as perspectivas para os próximos meses.

Fonte: Notícias ao Minuto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias