Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomiaJustiça impulsiona conversão de contratos de térmicas para Amazonas Energia, aprova Aneel...

Justiça impulsiona conversão de contratos de térmicas para Amazonas Energia, aprova Aneel de acordo com decisão judicial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um despacho autorizando a conversão dos contratos de Usinas Termoelétricas (UTEs) com fornecimento para a Amazonas Energia, em resposta a uma determinação judicial. O processo estava paralisado e a modificação nos contratos é uma das exigências para a troca de controle da concessionária de distribuição de energia do Estado.

A Justiça Federal do Amazonas estabeleceu um prazo de 24 horas para a aprovação da mudança de controle da concessionária e destacou a necessidade de autorizar a conversão desses contratos. As UTEs afetadas são Ponta Negra, Manauara, Cristiano Rocha, Tambaqui, Jaraqui e Aparecida.

Com a conversão, as usinas originalmente contratadas para fornecer energia no Norte terão contratos de energia de reserva, cujos custos serão divididos entre todos os consumidores de energia do país. Além disso, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, deu o aval para o plano de transferência para a Âmbar Energia, em cumprimento a outra decisão judicial.

A Aneel enfatizou que a aprovação dos contratos e do plano de transferência é temporária e será reexaminada com base em futuras decisões judiciais.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias