O ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro, foi condenado a um ano de prisão por invadir a Coordenação de Emergência Regional do Leblon durante a pandemia de Covid-19. Em março de 2021, Monteiro entrou no CTI da unidade, uma área restrita para pacientes com coronavírus, sob o pretexto de realizar uma “vistoria”, segundo a denúncia do Ministério Público Estadual. A juíza Maria Tereza Donatti afirmou que o ex-vereador violou protocolos de saúde ao circular pelo local, expondo pacientes e funcionários ao risco de contaminação.
Além da pena de prisão, a juíza determinou 360 dias/multa, que serão convertidos em prestação de serviços comunitários em regime aberto. O ex-vereador, que já estava preso desde novembro de 2022 por acusação de estupro e teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, terá sua condenação por invasão de hospital somada às demais acusações.
A defesa de Monteiro anunciou que irá recorrer da decisão, ressaltando que as atitudes do ex-vereador sempre foram pautadas na legalidade. Para mais detalhes, acesse a notícia original em Notícias ao Minuto.