Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioEconomia"Leilão de petróleo: 10 empresas concorrem por 37,5 milhões de barris em...

“Leilão de petróleo: 10 empresas concorrem por 37,5 milhões de barris em disputa”

Dez empresas estão habilitadas para participar do leilão de 37,5 milhões de barris de petróleo da União que ocorrerá na próxima quarta-feira (31) na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Entre as empresas participantes estão a Petrobras, Refinaria de Mataripe, CNOOC Petroleum Brasil, ExxomMobil Exploração Brasil, Equinor Brasil Energia, Galp Energia Brasil, PetroChina International Brazil Trading, PRIO Comercializadora, Shell Trading Brasil e TotalEnergies EP Brasil.

A Pré-Sal Petróleo, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, estabeleceu o limite mínimo de preço para cada lote no 4º leilão de petróleo da União, que envolve os campos de Mero e Búzios, localizados no pré-sal da Bacia de Santos. A expectativa de arrecadação é de até R$ 15 bilhões.

O preço inicial do barril de petróleo Brent estava em torno de US$ 80 na segunda-feira (29), e caso os preços estejam muito próximos no dia do leilão, uma etapa viva-voz será realizada. Os barris de petróleo serão divididos em lotes e, após o processo de refino, serão transformados em diversos produtos, como diesel, gasolina, lubrificantes, querosene de avião e asfalto.

No Brasil, existem três regimes para a exploração de petróleo e gás natural: concessão, cessão onerosa e partilha de produção. O leilão na B3 está relacionado ao regime de partilha de produção, no qual a União venderá o excedente de produção de petróleo e gás natural oferecido pelas empresas participantes.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias