Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, afirma que não terá veto de Lula na eleição para sua sucessão
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em entrevista à CNN Brasil, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não terá poder de veto sobre o apoio dos deputados a algum candidato na eleição para a presidência da Casa no próximo ano. Lira destacou que suas conversas com Lula têm sido claras e que o ex-presidente concorda que é seu direito escolher seu sucessor, da mesma forma que Lula planeja fazer quando deixar a Presidência da República. O presidente da Câmara ressaltou que isso não se trata de veto, mas sim do direito de quem está conduzindo o processo.
Lira também mencionou que já fez garantias ao Planalto em relação à segurança econômica e à estabilidade política. Ele apontou a existência de “três grandes nomes” para a sucessão e previu que em agosto os deputados devem se unir em torno de um dos concorrentes.
Até o momento, os nomes mais mencionados na disputa pela sucessão de Lira são Elmar Nascimento (BA), Antonio Brito (BA) e Marcos Pereira (SP). Outros possíveis concorrentes cotados incluem Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Hugo Motta (Republicanos-PB) e Dr. Luizinho (PP-RJ).