Domingo, Janeiro 19, 2025
InícioPoliticaLula sugere que foragidos da Justiça no dia 8/1 cumpram pena na...

Lula sugere que foragidos da Justiça no dia 8/1 cumpram pena na Argentina se não retornarem ao Brasil

Presidente Lula negocia com governo argentino para possível cumprimento de pena de foragidos brasileiros no país vizinho

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o governo brasileiro está em conversas com a administração de Javier Milei para que os foragidos dos atentados golpistas de 8 de janeiro de 2023 possam cumprir pena na Argentina, caso optem por não retornar ao Brasil. Lula destacou que as negociações estão sendo conduzidas de forma diplomática.

De acordo com Lula, os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, estão tratando do assunto com as autoridades argentinas. O presidente brasileiro mencionou em entrevista ao UOL que a discussão atual envolve a possibilidade de os condenados pelos atentados não desejarem retornar ao Brasil e optarem por cumprir suas penas na Argentina.

Recentemente, o governo de Javier Milei enviou ao Itamaraty uma lista com informações sobre brasileiros condenados pelos atos golpistas de janeiro que estão em território argentino e são considerados foragidos da Justiça brasileira. Aproximadamente 143 condenados pela tentativa de golpe estão sendo procurados pelas autoridades brasileiras.

Por meio da cooperação internacional, a Polícia Federal recebeu informações de que cerca de 47 réus, que já foram condenados ou possuem mandados de prisão em aberto, fugiram para a Argentina e solicitaram refúgio ao chegar ao país vizinho.

Lula também mencionou que ainda não teve contato com Milei desde a eleição do presidente argentino em novembro e que só considerará abrir um diálogo após um pedido de desculpas. Apesar disso, o presidente brasileiro minimizou a possibilidade desse fato afetar as relações entre os dois países, enfatizando a importância do relacionamento entre Brasil e Argentina.

Fonte: Notícias ao Minuto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias