Candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo envia explicações ao STF após intimação por uso do Instagram
Pablo Marçal, candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, enviou suas explicações por escrito ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, em resposta à intimação recebida por utilizar seu perfil no Instagram mesmo com a plataforma bloqueada no país. O STF confirmou o recebimento da resposta de Marçal, porém o conteúdo permanece em sigilo, cabendo a Moraes avaliar as explicações fornecidas.
A Polícia Federal está investigando possíveis crimes de Marçal, incluindo a utilização de um laudo médico falso divulgado nas redes sociais. A decisão de intimar Marçal foi tomada por Moraes após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ordenar a remoção do perfil do candidato do Instagram. A intimação tinha o intuito de que Marçal respondesse, em 24 horas, sobre condutas de abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições.
Essas medidas foram desencadeadas após Marçal divulgar informações falsas sobre o candidato Guilherme Boulos, acusando-o de ter sofrido um surto psicótico grave devido ao uso de cocaína. Em setembro, a PF abriu um inquérito para investigar tais acusações.