Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
InícioAgronegócioMercado de café no Brasil se adapta às mudanças climáticas e permanece...

Mercado de café no Brasil se adapta às mudanças climáticas e permanece em estado de vigilância

Principais cidades produtoras de café sofrem com baixa quantidade de chuvas nos últimos 12 meses

De acordo com o Cecafé, importantes regiões produtoras de café no Brasil, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, têm enfrentado um período de pouca precipitação nos últimos 150 dias. Essa condição tem causado estresse climático nas plantações de café. Como resultado, o café arábica teve um aumento significativo de 245 pontos no contrato de setembro/24, chegando a 253,65 cents/lbp. Além disso, os contratos para dezembro/24, março/25 e maio/25 também apresentaram elevações.

Enquanto isso, o preço do café robusta permaneceu estável na bolsa de Londres devido a um feriado no Reino Unido, mantendo-se nos mesmos valores da última sexta-feira. A previsão de menor umidade do ar nas próximas semanas, principalmente em setembro, pode impactar a safra de 25/26, contribuindo para a alta nos preços. Por outro lado, chuvas mais abundantes nos próximos meses poderiam trazer uma perspectiva mais positiva para a próxima temporada.

A volatilidade cambial também tem influenciado o mercado do café, com a valorização do café em Nova York e as flutuações do dólar em relação ao real resultando em ofertas com preços historicamente elevados no mercado interno.

No mercado interno, os preços do café tiveram poucas variações nas regiões produtoras monitoradas pelo Notícias Agrícolas. O café arábica tipo 6 teve uma leve valorização em algumas localidades, enquanto o café cereja descascado registrou tanto desvalorizações quanto valorizações em diferentes regiões.

Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/cafe/383666-incerteza-climatica-no-brasil-segue-movimentando-o-mercado-cafeeiro-nesta-2-feira.html)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias