A procura por aeronaves seminovas no mercado de jatos executivos está em ascensão, de acordo com empresas do setor. A Líder Aviação observou um aumento significativo na demanda por jatos usados, com a previsão de entregar 20 aviões este ano, o que representa um aumento de 66% em relação ao ano anterior. A fila de espera por aeronaves novas ainda é longa, variando de um ano e meio a três anos, devido a impactos da pandemia.
Com as restrições de viagens e problemas na aviação comercial, executivos têm buscado mais por jatos, o que tem afetado a disponibilidade de aeronaves novas. O diretor de vendas da Líder Aviação destaca que o tempo de entrega para jatos usados é mais rápido, variando de um a dois meses no Brasil e de dois a seis meses no exterior.
A Synerjet, distribuidora da Pilatus no Brasil, também entrou no mercado de seminovos devido à alta demanda durante a pandemia. A espera por um jato novo pode chegar a dois anos, tornando as aeronaves seminovas uma opção mais acessível e rápida para os clientes. Além disso, o mercado de seminovos tem apresentado casos em que os modelos usados chegam a custar mais do que os novos, devido à escassez de oferta.
A expectativa é que o mercado de jatos executivos seminovos permaneça aquecido por pelo menos mais dois anos, conforme a disponibilidade de aeronaves novas aumente. Atualmente, a aquisição de uma aeronave seminova leva em torno de 45 dias, em comparação com os dois anos necessários para um jato novo, refletindo uma mudança significativa no mercado em relação ao período pré-pandemia.