Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomiaMercado vê Selic em alta no início do Copom com cenário de...

Mercado vê Selic em alta no início do Copom com cenário de ‘dois presidentes’ predominante

A primeira parte da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem início hoje e deverá marcar o início de um ciclo de aumento da taxa de juros. De acordo com projeções do mercado, a expectativa é que a Selic seja elevada para 10,75% ao ano, um aumento de 0,25 ponto percentual, conforme previsto pela maioria das instituições financeiras consultadas.

O descompasso das expectativas de inflação em relação à meta e preocupações com a situação fiscal do país têm sido apontados como os principais motivos para a elevação da taxa de juros. As projeções indicam que a Selic deve encerrar o ano em 11,25% ao ano, mas subir para 10,50% ao ano até o final de 2025, de acordo com a pesquisa Focus.

Inicialmente, havia previsões de um aumento maior da taxa de juros em setembro, de até 0,75 ponto percentual, porém as expectativas foram reduzidas após declarações dos diretores do Banco Central. A transição no comando do BC, com a indicação de Gabriel Galípolo como novo presidente a partir de 2025, também é destacada, sendo resultado da lei de autonomia operacional do BC.

A reunião do Copom, que termina amanhã, contará com a presença de dois presidentes do BC: o atual, Roberto Campos Neto, e o futuro, Gabriel Galípolo, aguardando aprovação em sabatina no Senado em janeiro. Essa transição inédita foi possibilitada pela legislação de autonomia do Banco Central de 2021.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias