O Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 foi lançado durante a 8ª edição do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil” no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (9). O plano tem metas ambiciosas, como aumentar o número de viagens nacionais, atrair 8,1 milhões de turistas internacionais para o Brasil e gerar US$ 8,1 bilhões em receitas provenientes do turismo estrangeiro, além de criar 3 milhões de empregos formais no setor.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o otimismo diante dos números positivos recentes que têm impulsionado o desenvolvimento de outros setores do país. O PNT prioriza a cooperação e regionalização, desenvolvimento sustentável, inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo.
O plano está alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027 e estabelece 20 programas e planos setoriais, com estratégias operacionais construídas de forma participativa. Uma das ações importantes é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, em conformidade com a Agenda 2030 da ONU.
Durante a abertura do evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin enfatizou a relevância do setor para a economia nacional e defendeu a legalização dos cassinos como uma forma de estimular a economia e criar empregos. Também presentes, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressaltaram a importância de garantir a segurança e os direitos humanos, especialmente das mulheres e dos grupos vulneráveis da população.
Fonte: Notícias ao Minuto