Minha Casa, Minha Vida ultrapassa meta de contratação de unidades habitacionais em 2024
De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, o programa Minha Casa, Minha Vida excedeu em 25% a meta de contratação de unidades habitacionais em 2024. Inicialmente previstas 1 milhão de novas unidades, foram contratadas 1,25 milhão. Durante uma entrevista ao programa radiofônico estatal A Voz do Brasil, o ministro destacou os avanços do programa, ressaltando que além de realizar o sonho da casa própria, ele também contribui para a geração de empregos, aumento de renda e desenvolvimento do país.
Ao longo do ano, mais de 41 mil novas unidades habitacionais foram entregues e soluções foram encontradas para aproximadamente 45 mil unidades que estavam paralisadas ou ocupadas. O Minha Casa, Minha Vida, que teve início durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2009, é um programa habitacional voltado para famílias de baixa renda, sendo coordenado pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal.
Em 2023, o programa passou por uma atualização e, em 2024, foram implementadas melhorias, como a inclusão de bibliotecas e varandas em novos empreendimentos, além da limitação de 750 unidades habitacionais por condomínio. Essas alterações têm como objetivo fortalecer o aspecto social dos empreendimentos e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Jader Filho enfatizou que tais medidas foram adotadas para assegurar que os moradores dos novos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida desfrutem de uma experiência de moradia aprimorada.