Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
InícioEconomiaMinistério da Agricultura suspende exportação de frango devido a surto de doença...

Ministério da Agricultura suspende exportação de frango devido a surto de doença em aves: impactos na indústria avícola

Ministério da Agricultura interrompe temporariamente exportações de carne de frango devido a caso de doença em aviário

O Ministério da Agricultura decidiu interromper temporariamente as exportações de carne de frango e derivados para diversos países após a detecção de um caso da doença de Newcastle em um aviário comercial em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A medida está de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos entre o Brasil e os países importadores. O governo brasileiro suspendeu as exportações para diferentes destinos, com embargos totais em alguns mercados e restrições específicas para produtos avícolas do Rio Grande do Sul em outros casos.

Países como China, Argentina, União Europeia, África do Sul, Bolívia, entre outros, estão sendo afetados pelas restrições, cada um com medidas específicas. O Ministério da Agricultura orientou os frigoríficos sobre os procedimentos de inspeção e monitoramento das aves afetadas. A doença de Newcastle é uma infecção viral que causa sintomas respiratórios e nervosos em aves domésticas e silvestres.

O Ministério confirmou o foco da doença em um estabelecimento industrial no Rio Grande do Sul e ressaltou que as aves estão sendo monitoradas desde a interdição do local. Este é o primeiro caso registrado no país desde 2006. Para mais detalhes, acesse a matéria original no Notícias ao Minuto.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias